segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Romulo Bolivar - Aulão que movimentou a cidade no fim de semana



ROMULO BOLIVAR é o nome mais comentado nas Redes Sociais desde sábado na cidade de Porto Velho. De Professor do Proenem - Portal de Ensino a Distância - tornou-se uma celebridade imbatível no quesito Redação. Contratado pelo RedMat e Meta pelas professoras Soniamar Salin e Doralice Alves Mendonça respectivamente fez um sucesso incrível até hoje não alcançado pelos professores que já vieram realizar esse tipo de evento na cidade. Primeiro porque em Redação é a primeira vez que algo do tipo é realizado,pois embora haja professores excelentes nessa área,quando ocorrem ficam restrito a determinados grupos. Uma sumidade como afirmaram as coordenadoras do Projeto, haja vista   ser uma aula criativa com pinceladas de humor,brincadeiras, mas com  o foco no Enem.Técnicas práticas para a prova de Linguagens,Códigos e suas tecnologias,bem como para a produção de texto dissertativo-argumentativo foram o ponto alto do aulão,que nas primeiras horas da manhã de sábado,já faziam com que inúmeras pessoas se aglomerassem nos portões da ULBRA (local do evento).

Sabemos que o Educador é o mediador da aprendizagem.Cabe a ele praticar uma pedagogia que valorize o ser humano em seu desenvolvimento e, o respeito às diferenças proporcionando a sua clientela, não só o aprendizado ,mas o gosto em adquirir conhecimento.Prof.Romulo Bolivar deixou isso bem claro; suas palavras na mensagem inicial e final levaram o alunado a pensar e refletir como tem sido sua prática nessa busca pela aprovação na prova que se tornou o maior vestibular do país.Foi gratificante ver no rosto de cada um a felicidade em ter participado e ,o agradecimento ao Professor que os atendeu de forma carinhosa

Outro ponto alto também destacado pelas idealizadoras do Projeto foi a apresentação especial para os visitantes realizada por Carlos Moreira e Bira Lourenço - dois ícones da nossa terra que abrilhantaram o evento com uma apresentação marcante unindo as linguagens da poesia e da percussão,nada mais viável,já que estavam trabalhando exatamente as linguagens pertinentes à prova do Enem.

 Profª. Soniamar destaca também a presença do  cieneasta Ton Gadioli que acompanha Romulo Bolivar nesses eventos fazendo uma cobertura completa para o Proenem.Define-o como um ser iluminado,pois após a volta dele para a cidade do Rio de Janeiro foi pesquisar mais sobre sua biografia e encontrou trabalhos maravilhosos realizado pelo mesmo,entre eles o documentário Mr.Niterói - A Lírica Bereta e,além dos documentários diz que ele internaliza uma linguagem que faz com que o aluno possa vir a pensar e refetir e destaca uma frase do mesmo que tem tudo a ver com o momento vivido por seus alunos nesse aulão:"Tudo na vida é uma questão de escolha.Não importa quantas pedras você tenha no caminho e não importa se você não consegue ver uma saída.No final tudo é uma questão de escolha...Escolha no modo de agir,escolha no modo de viver,escolha no modo de pensar...",ou seja, o candidato a Enem que conseguir escolher a maneira certa de estudar e acreditar em si mesmo como disse Romulo Bolivar,com certeza terá a técnica para produzir um bom texto.

O Aulão foi um sucesso,não resta dúvida de que as coordenadoras acertaram na escolha do Professor,pois além dos inúmeros candidatos ao Enem presentes vindos de diversas escolas da cidade , vários professores de Língua Portuguesa abraçaram a causa fazendo-se presente e apoiando a iniciativa do Grupo Meta e RedMat,além dos professores do JBC - uma das escolas em que ambas trabalham e ,que teve uma grande participação de alunos e dos professores Luiz Carlos,Diniz,Damaceno,Telma,Sonia Santos,keila Araújo,Alan Ferreira,Neizinho,Moreira,Nazareno,além de Vagson Cação um dos coordenadores do RedMat e Ivonete Costa também coordenadora do Meta. Eventos como esse tem a aprovação da comunidade e  devem repetir-se na cidade para que o corpo discente se sinta instigado a aprender e a buscar por si só a aprendizagem.


Fonte: RedMat e Meta

2 comentários:

  1. Nada mais surpreendente que esse aulão.Foi simplesmente fantástico!
    #Titio Show

    ResponderExcluir
  2. Confesso que fui para lá esperando mais um "aulinha " em um espaço diferente,mas de repente me peguei fotografando tudo e interessando-me pelas técnicas apresentadas.Amei, o professor Romulo é show.

    ResponderExcluir