quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Uma análise da Prova Enem 2015



Vivemos o desafio pela qualidade de ensino no país."Formar cidadão" é a frase que mais ouvimos. Mas o que seria formar um cidadão?Sabemos que a Escola precisa desenvolver práticas pedagógicas que oportunizem a apreensão de conhecimentos que possam utilizá-los na vida cotidiana ou em espaços em que estiver inserido.Mas o que percebemos é que a maioria das escolas cumprem um horário rígido,uma ementa não elaborada de acordo com a necessidade da turma,um livro que não se contextualiza e por aí vai,mas TODOS têm conhecimento que o ENEM exige muito mais que isso e que as matrizes de Competência devem ser observadas e inseridas no contexto do aluno para prepará-lo para essa "formação do cidadão" já que o Enem tornou-se porta de entrada desde o curso técnico a uma graduação,além de ser necessário ao FIES,ao Ciência sem Fronteiras entre outros Programas vitais na vida de um aluno que quer prosseguir seus estudos além do Ensino Médio. Então fica a pergunta: Por que os Governos Estaduais ainda não capacitaram seus educadores para trabalhar com tais Competências? Por que o nosso aluno não é preparado para fazer uma boa prova do Enem,principalmente os menos favorecidos sendo essa talvez sua única chance de se inserir em um curso universitário?

Após uma análise das Provas do Enem 2015, observa-se o porquê dos candidatos acharem a prova mais difícil ocorrida nos últimos anos,pois quem trabalha direcionado às competências e habilidades do Enem percebe que a prova não ocorreu como em outras edições, onde se cobrava TODAS as habilidades pertinentes a cada Competência,imagina escolas que sequer dão conhecimento dessas habilidades a seus alunos.Dessa vez, podemos citar Matemática como um exemplo claro,pois não foi cobrado as Habilidades de números 1,4,5,6,13,14,15,17,18,19,22,26 e 29.O maior número de questões centrou nas Habilidades de número 8 e 21 que trata de "Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma" e "Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos" respectivamente. Baseando-se na prova realizada foram 09 questões na Habilidade 8  e 07 questões na habilidade 21,ou seja,Geometria e álgebra foram vitais na prova de matemática e sabe-se que Geometria sempre é deixado de lado nas nossas escolas,pois não se dá muita ênfase nesse conteúdo,uma falha,pois a Competência da área 2 é clara "Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela" onde está centrada a Habilidade 8, bem como a Competência da área 5 "Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas" onde se encontra a habilidade 21. Já em Natureza outra prova bastante questionada 08 habilidades também não caíram e, o número maior de questões ficou nas Habilidades de números,18 e 23  (com 04 questões em cada) que tratam de "Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam"( Competência da área 5) e "Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas" (Competência da área 6).

Em Linguagens,uma prova que geralmente os candidatos não reclamam por tratar-se mais de interpretação,algumas habilidades como as de número 1,4,13,24 e 28 também não fizeram parte da elaboração da prova e, o número maior de questões estiveram na habilidade 21 (5 questões) - "Reconhecer, em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos" pertencente à Competência da área 7,mas fica o alerta para as habilidades de números 12,15,16,17,18,20,25 que tiveram um número expressivo  de questões girando em 3 ou 4. Por sua vez em Humanas, observou-se que não apareceu na elaboração desse ano as habilidades 10,15,22 e 28 - podemos dizer que a prova mais equilibrada em número de questões por habilidade com exceção da Habilidade 16 (com 5 questões) e a 18 (com 4 questões).


Uma coisa é clara,alunos ,sejam de Escolas Públicas ou Privadas que têm interesse em fazer Enem precisam procurar escolas que estejam afinadas às Competências e habilidades pertinentes à matriz e ao próprio Edital,pois embora aspectos cognitivos,quantitativos e qualitativos devam ser trabalhados,a MATRIZ do Enem deve ser observada pelos Educadores se quisermos melhorar o nível de notas no Enem,pois são mais de 7 milhões de Jovens a cada edição tentando uma vaga nas Universidades Federais e/ou Faculdades via PROUNI que dependem da aprendizagem fornecida pelas instituições de Ensino. Governos Estaduais e Municipais precisam estar comprometidos em fornecer capacitação a seus Professores,pois as mudanças já surgiram e estão sendo cobradas.É preciso que o Educador de Ensino Médio seja ciente de seu papel e o aluno seja capaz de interpretar essas Habilidades e contextualizá-las para que tenha um melhor rendimento na Prova do Enem e mesmo no desenrolar do curso Universitário,onde necessitará aperfeiçoar essas Competências e Habilidades.

A escola é o único caminho para as classes desfavorecida economicamente,culturalmente e socialmente alcançarem êxito e, uma perspectiva melhor de futuro.É preciso criar estratégias que visem sanar as deficiências do aluno.Gestores,Equipe Pedagógica devem estar comprometidos com a Educação fornecendo subsídios para que isso seja trabalhado e discutido no Ensino Médio envolvendo todos os Educadores.É preciso capacitar e exigir de seus Educadores o compromisso de aprendizagem que levem o jovem a uma apreensão melhor dos conteúdos mais exigidos no Enem,inclusive na produção de texto,pois um zero em qualquer ciência e/ou na Redação eliminará esse candidato dos objetivos que almeja alcançar.







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