quarta-feira, 29 de julho de 2015

Redação no Enem - Não tem como errar

Se o candidato conhece as competências e os respectivos níveis de avaliação constante na Matriz do Enem e no próprio Edital NÃO tem como não tirar nota em uma redação.Basta ler de forma atenta e entenderá o que o Enem espera de um candidato a nível de Ensino Médio.

Na Competência I - Domínio da Norma Padrão - espera-se que um candidato seja capaz de escrever de forma correta,atentando para acentuação,pontuação,concordância,regência,etc. Nada mais que o conhecimento da gramática normativa.Se conseguir isso, que é o mínimo para alguém que tenha ensino Médio, consegue-se chegar facilmente ao nível 5 marcando seus 200 pontos na competência.

Na Competência II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento em um texto dissertativo-argumentativo - Nada mais é que desenvolver muito bem o tema a partir de um repertório sociocultural produtivo (um vocabulário além do senso-comum,que você consiga mostrar seu conhecimento de mundo seja ele histórico,filosófico,literário,etc) e de argumentação consistente onde você  apresente excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo,isto é, que você DEFENDA UM PONTO DE VISTA,não escrevendo apenas um texto expositivo. É preciso que você tome uma posição diante do tema,argumente e defenda seu ponto de vista de forma consistente.

Na Competência III - 04 palavras chaves: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista descrito na competência acima.Que você saiba selecionar os argumentos que fará uso (no máximo 03) relacionando-os ao tema,organizando-os de acordo com o citado na tese ,interpretando as informações contidas e solicitadas no tema sem fugir do tema proposto.

Na Competência IV - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação - Aqui você deve usar de forma diversificada os elementos de coesão (preposições,conjunções,pronomes,etc)  para que haja coerência em seu texto,isto é, você não pode deixar parágrafos soltos sem efetuar a ligação entre os mesmos,bem como entre os períodos nos parágrafos. Para alcançar o nível 5 nessa competência,basta não ficar preso a conjunções básicas por exemplo.Vá além,diversifique seus elementos de coesão!

Na competência V que trata da proposta de intervenção (conclusão),lembre-se que o Enem exige soluções para o problema apresentado e para alcançar o nível  5 basta acrescentar uma proposta de solução inovadora,que vá além do senso-comum e de forma detalhada.Portanto, as palavras chaves aqui são;SOLUÇÕES DETALHADAS e que sejam passíveis de concretizá-las.

Caso você não observe esses itens acima,corre o risco de zerar seu texto,escrevendo-o de forma tangencial e/ou fugindo do tema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário